top of page
OURO NEGRO lined.png

Rapper, arte e educador. Toi e Antonio Carlos trabalharam juntos para registrar o hip-hop como patrimônio histórico.

Coordenadora de Ações Culturais e Assuntos Afros da Fundação Cultural, é engajada com Festas de Reis e a Festa da Nossa Senhora do Rosário. Foi amiga do professor e é integrante da Família Mapuaba.  

Participação Especial

Professor, especialista em Língua Portuguesa, militante cultural e amigo de Antonio Carlos.

Historiadora do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) da Fundação Cultural e amiga de longa data do professor. Juntos, trabalharam para registrar as Folias de Reis como patrimônio histórico. 

Esposa de Antônio Carlos Marques, eles se conheceram ainda jovens na Escola de Artes Dr. Odilon Fernandes. 

Filha mais nova de Antônio Carlos, Thaynara Ribela Marques, de 27 anos, é irmã de Thaiana Ribela Almeida, de 34 anos, e Thalita Ribela Almeida, de 35 anos.

Compositor, cantor, escritor e estudioso das culturas africanas. É notoriamente conhecido como sambista pela sua parceria com Wilson Moreira. A equipe do documentário OURO NEGRO entrevistou Nei Lopes no dia 24 de novembro de 2019, quando o cantor esteve em Uberaba para fazer um show no Festival de Cultura Antônio Carlos Marques. Ele conheceu o professor em Uberaba na década de 1970, já que a cidade era referência em movimentos negros, além de ter seu primeiro prefeito negro na época, Wagner do Nascimento. 

bottom of page